13

13 dezembro 2006

Quem melhor para falar de superstições senão eu, habitante do planeta Roten? Não é toda a gente que nasce numa sexta-feira dia 13, feriado e dia santo!!

Há muitas superstições tais como gatos pretos que se atravessam no caminho, vidros partidos, brindes com água, dia 13, estarem 13 à mesa, sentar no canto da mesa, número ímpar e muitas outras...

Muita gente diz que se partirmos um vidro ficamos com 7 anos de azar, mas também já ouvi 10. Mas se dá azar, porquê 7? Não é o 7 o número da sorte? E também está associado a outras coisas tais como os 7 anões, as 7 bolas de cristal da série Dragon Ball, fechar a 7 chaves, 7 é a bisca dos naipes, bicho de 7 cabeças... Mas afinal em que ficamos? 7 ou 10? Deve ser ao gosto de cada um.

Ora eu prefiro não ter azar.

O 13 é o número do azar porque segundo o cristianismo, na última ceia, estavam 13 à mesa e se estivessem 12, a coisa era capaz de ter corrido melhor.

Mas vendo bem no quadro da última ceia, Jesus está no centro. O código de DaVinci não prevê o facto de que se à mesa fosse número par, no centro da mesa consideravam-se 2 ou nenhum, Jesus seria o centro das atenções partilhando-o com outro ou então não seria e aí poderia pôr-se em causa a sua existência... E o facto de estarem todos sentados só dum lado da mesa, pode ser sugestivo de que do outro lado pudesse estar a haver um certo tipo de animação... mas isso já seria especular e tema de outro assunto.

Como há uma superstição quanto ao número ímpar, em que por exemplo não ter buracos de atacadores nos sapatos em número ímpar dá azar, então pode-se considerar o número ímpar um factor de protecção. Logo se o número 13 é ímpar, então por que razão o 13 dá azar??? É contraditório! Por experiência própria, o 13 está associado a azar, mas será que ter nascido a 13 evitará ter mais azar do que o que podia ter?

Fica a dúvida.

1 comentários:

Anónimo disse...

Boas Festas aqui no Planeta!