Simbologia Retrógrada

29 novembro 2006

Poderia apenas escrever "Sem comentários" mas é impossível passar à frente sem deixar uma marca de protesto.

Este cartaz nem está muito abusivo quanto à caracterização da "enfermeira" mas já vi piores e sei que não serão os únicos que verei.

O problema reside no reforço de muitas mentes ainda presas a ideias retrógradas. Normalmente cartazes como estes não chamam só a atenção de estudantes de enfermagem e enfermeiros, atrai todo o tipo de público que vai atrás da imagem em si.

Tal como diria Pavlov, este público já não precisa de ver o cartaz para saber quando há uma festa de enfermagem, basta ouvir alguém falar, alguém combinar (etc.) para ir atrás da imagem que tem associada à enfermagem.

Por coincidência (ou não), é caricato entrar num bar 30minutos antes de da hora marcada onde haverá esta então "festa" (que é maioritariamente feminina) e ver público maioritariamente masculino encostado às boxes como quem espera por algo... é curioso não é? Claro que noutros dias acontecerá o mesmo e não há Festa de Enfermagem, mas qual a intenção da imagem ser provocante? Atrair... sim... isso mesmo!

Mas bem, poderemos sempre procurar um prisma positivo. Por um lado, há sempre uma percentagem ínfima de pessoas que, ao serem internadas, poderão ter uma melhor adaptação devido à fantasia criada por falsas ideias vinculadas a um passado com que a Enfermagem actual não se identifica e nesse sentido o seu receio poderá ser diminuído por esta ansiedade criada (dúvido muito, mas no planeta roten, tudo o que se possa pensar é sempre uma possibilidade, já que se verifica que hoje em dia tudo é possível, mesmo que o "quando" e o "como" estejam muito distanciados temporalmente).

Por outro, está-se a alimentar e a reforçar estas mesmas ideias falsas. Para onde é que a imagem da Enfermagem caminha?

Mas acho que realmente vou acabar com um "sem comentários" quando tanto se tenta dignificar a nossa profissão e, no entanto, o "mal" também parte cá de dentro (Vejam este exemplo: http://enfermeira.blogs.sapo.pt ).

3 comentários:

Rosa Silvestre disse...

A imagem da enfermagem pode sofrer um retrocesso histórico com este tipo de atitudes não abonatórias, sobretudo para as enfermeiras!
No Brasil quando surgem casos destes onde se tenta explorar descriminamente a imagem e reavivar o preconceito que existe acerca da enfermeira já se vão tomando algumas atitudes correctas, por parte da Coren, relativamente a este assunto. Vejamos alguns exemplos nesta página:http://www.corenrj.org.br/site/canal_de_noticias_not_14.htm

Rosa Silvestre disse...

Onde escrevi descriminamente, queria antes escrever descriminadamente. Desculpem foi lapso meu!Cumprimentos!

Anónimo disse...

Coitadinho do menino fica chocado com as imagens do blog!Que mente retrogada!!
Mas pronto temos de dar um desconto...que se há-de fazer, deixá-lo ser assim que é feliz!!Deus tente perdoar este "menino" que tenta ser engraçado!!
Já viste alguma enfermeira em trabalho vestida de forma provocante?! Olha eu não, e acredito plenamente que não irei ver! As enfermeiras são muito dignas do trabalho que têm e arranjam-se mas não provocam. A essas chamam-se de outra forma...E não te preocupes que as tres enfermeiras de desenhos animados vão continuar em imagem (são tres de diferentes desenhos).
Mas nomes não te chamo...